27 de julho de 2008

Festivais

27 de julho de 2008
Verão rima com festivais! Certo?

Mas há limites para tudo nesta vida. Até para os nomes dos festivais!
Ou eles têm o nome do sítio onde se vão realizar (Paredes de Coura, Vilar de Mouros...) ou da sua localização geográfica menos específica (Sudoeste) ou ainda ganham o nome que provém de um eventual trocadilho com (uma vez mais) o sítio onde o festival ganha vida (o Marés Vivas tinha como morada a praia do Cabedelo... praia-marés... ok, aceita-se.)

Podem também acarretar o nome dos maiores patrocinadores e/ou mentores dos eventos como no caso do Optimus Alive ou o SBSR... ou podem também ganhar o nome de causas de interesse social como é caso do Rock in Rio, iniciado no Rio de Janeiro, que (supostamente) vai ajudar crianças carenciadas por esse mundo fora ou se calhar só vai ajudar as crianças das famílias dos organizadores (mas não vamos entrar por aí, até porque se ajudar alguma criança, já não é mau) ou então o Live 8 que ocorre nos países do G8 e tem como intenção ajudar as mais pobres nações mundiais e fazer das regras do comércio mundial mais justas ("make trade fair" como diz o outro) e blá blá blá...
E estou totalmente de acordo com tudo isto. Excelente mesmo! Porreiro pá.

E perguntam-me vocês: " 'tá bem! e então qual é o teu problema, ó parola?!"

E eu respondo "parola é a avózinha, sim?!!" ... ihihihi... brincadeira ...

(agora a sério)
Eu respondo, em tom de pergunta:

"por que motivo as festas da Figueira da Foz se chamam Festas do BODA ??!!?? "

Será que eles não conhecem aquela palhaçada que se pergunta que é "quem é o BODA?" e a resposta, menos ortodoxa, é algo como "o BODA é o c*ralho que ta fod@!!!"

... e mais!!! porque é que o slogan das festas é algo do género "se nunca viste o BODA, é desta! vai ser aqui!"

Sem querer capar a liberdade de expressão ninguém, uma vez que eu sou da opinião que a liberdade de expressão é das conquistas mais valiosas dos homens, e não sendo eu santa nenhuma e uma simples portuguesa cheia de defeitos... sinto que, ainda assim, pode não ter sido boa ideia pôr este nome nas comemorações da Figueira da Foz, que é uma cidade tão bonita.
Como é que é possível esta cidade nos estar a convidar para as festas do ... ... ... (silêncio perturbador) ... ... ..."raio que nos parta"?!
Não soa bem. Pois não?


Imaginem um jovem na pré adolescência a pedir ao seu pai para ir curtir o som do Bob Sinclar:
(já não digo da Mariza, para que a cena seja mais realista):
"Papá... podes-me levar ao Boda?"

"O QUUÊÊÊ?? que educação é essa?? levas uma chapada nessa cara que te viro do avesso! vai já pró teu quarto e ficas sem ver os morangos com açúcar durante 3 dias!!!! ... isto já não há respeito, tu qués ver?! ah!e passa para cá os cd's dos Tokio Hotel, ficarão confiscados até segunda ordem! até aprenderes a ter tento nessa língua!!!..." (tudo isto dito aos berros)

É ou não é uma grave ameaça à destruição de um lar?! Este jovem pode ficar traumatizado! ou até mesmo o pai!!
Eu acho que sim.
Estou indignada. (já nem durmo nem me alimento como deve ser à custa desta cena!lol)

Dito isto, em nome da moral e dos bons costumes desta sociedade (eu não tenho muita, e se calhar já não existem princípios nos dias que correm, mas "temos de ser a mudança que queremos ver nos outros" já dizia o grande Gandhi) só me resta pedir aos creativos destas festas que sejam ainda mais creativos, ou seja, que ponderem melhor acerca deste assunto.

A sério.
Outro nome há-de surgir... não?! :/


1 comentários:

Anónimo

depois de haver um serviço de comunicações móveis chamado "fónix" eu já tou por tudo.

O mundo tá perdido. E eu não quero ser pessimista. Fónix!

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Distributed by Deluxe Templates